Jarheads - Airsoft Team
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ABC do airsoft

Ir para baixo

ABC do airsoft Empty ABC do airsoft

Mensagem  Baalberith Dom Out 04, 2009 5:36 pm

Para conhecimento geral:

A
AEG (Airsoft Eletric Gun): são os rifles e metralhadoras elétricos, que funcionam por meio de um motor elétrico acoplado ao pistão de ar. São armas automáticas que disparam vários tiros por minuto. Funcionam com uma bateria que pode ser recarregada na tomada normalmente.

AEP (Airsoft Eletric Pistol): são as pistolas elétricas. Possuem o funcionamento misto entre as AEGs e as GBB. Tem sistema Blowback, porém este não produz o tranco que as armas a gás produzem. Quem procura realismo muitas vezes não opta por uma AEP, pois o pente (carregador) dessas armas é bastante reduzido em seu tamanho para que haja espaço para a bateria, que é instalada no ‘grip’ da arma e além disso, na maioria dos modelos um incômodo zumbido de motor elétrico é ouvido a cada disparo.


B
BB: são as bolinhas de plástico atiradas pelas armas de Airsoft. É importante compreender qual a BB é a mais adequada para a sua arma. Para as armas spring (mola), pistolas e revolvéres a gás normalmente utilizasse as de 0,12 gramas, por serem bem leves. Para a maioria das armas elétricas, utiliza-se BB's de 0,20 gramas. Já para metralhadoras de alto poder de fogo que atingem mais de 400 ou até mesmo 500 FPS, é recomendado BBs mais pesadas, com 0,30 ou 0,35 gramas.

BDU (Battle Dress Uniform): uniforme militar composto por parka/dolmen e calças. É uma vetimenta altamente funcional e com costuras reforçadas. O termo BDU advém dos Estados Unidos e pode ser encontrado nos mais variados padrões e cores.

Bateria NiCd (Níquel Cádmio): é uma bateria bem econômica e ótima opções para os rifles AEG's. Ela pode ser recarregada de forma rápida e permite uma alta performance. As suas duas principais deficiências são: a sua limitada capacidade e possue memória. É recomendável que recarregue completamente a bateria de NiCd para evitar a "memória" (que é quando a bateria não irá carregar acima de um certo ponto).

Bateria NiMH (Níquel Metal Hidreto): é uma bateria que tem geralmente uma maior mAh (mili ampere horas) ou capacidade do que a bateria Ni-Cd e NÃO têm memória. Isto significa que você pode recarregá-la sempre que lhe é conveniente, em vez de ter de drenar a bateria de cada vez. Esse tipo de bateria demora a ser recarregado. Com essa bateria você terá um melhor desempenho em batalhas.

Bateria LiPo (Lítio Polímero): é uma bateria feita de um material gel-like que é muito leve. As vantagens dessa bateria são: o seu peso é menor do que uma mini bateria (NiCd/NiMH); NÃO possui memória; demora mais tempo para descarregar e possui uma mAh maior que as demais baterias, assim há uma maior taxa de descarga dela, em consequência, provocando uma maior cadência de tiros (taxa de fogo).

Bullpup: tipo de construção de espingardas utilizada por exemplo da AUG ou na SA80, que consistem em ter o carregador e o sistema de disparo atrás do gatilho, isto permite que o cano seja muito maior sem que se torne demasiado grande e difícil de manejar.

Bushing (Bucha): é um revestimento cilíndrico removível usado nas engrenagens da caixa mecânica, servem para fixar as engrenagens e permitir uma maior resistência à abrasão e a fricção.


C
Carbine (Carabina): arma de tamanho mais reduzido (cano mais reduzido) e mais leve, sendo indicada para ações táticas.

Colecionador: é a pessoa física ou jurídica que coleciona armas, munições, ou viaturas blindadas, devidamente registrado e sujeito a normas baixadas pelo Exército.

Cordura: é o nome registado para um tipo de tecido em nylon de alta resistência, impermeável e anti-rasgos. Utilizado vulgarmente em equipamento de transporte, montanhismo e calçado.

CR (Certificado de Registro): é o documento hábil que autoriza as pessoas físicas ou jurídicas à utilização industrial, armazenagem, comércio, exportação, importação, transporte, manutenção, recuperação e manuseio de produtos controlados pelo Exército.

CQB (Close Quarters Battle): designa um conjunto de táticas e metodologias usadas em combate de curto alcance. Estas táticas diferem em muito nas usadas em mato ou espaços abertos, baseando-se muito na rapidez e agressividade da ação.


D
DFPC (Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados): é órgão central que regula todas as atividades dos SFPCs, sediado no Quartel General do Exército, em Brasília. É responsável, também, pelas leis a respeito dos produtos controlados.

Drum Mag: é um tipo de carregador de tambor com elevada capacidade de BB´s. Geralmente pode suportar mais de 1000 munições e pode se apresentar com sistema de alimentação elétrica.


F
FPS (Feet Per Second): corresponde a medida usada para medir a velocidade de saída da BB. Esta medida juntamente com o peso da BB permite determinar a força da BB em joules.


G
GBB (Gás BlowBack): é uma denominação para armas a gás (geralmente pistolas) que possuem o sistema BlowBack. Blowback é o sistema das armas de ação dupla (semi-automáticas), a cada tiro o trilho da arma recua com a expansão do gás já deixando-a pronta para o próximo tiro. Essas armas produzem um ‘tranco’ característico que proporciona uma ótima sensação de tiro.

GT (Guia de Tráfego): é o documento que autoriza o tráfego de produtos controlados. Tráfego é o conjunto de atos relacionados com o transporte de produtos controlados e compreende as fases de embarque, trânsito, desembaraço, desembarque e entrega.

GearBox: significa caixa de engrenagens de uma arma, é o componente responsável pelo disparo de uma AEG. Uma caixa fechada é composta por motor elétrico, engrenagens, cilindro e pistão de ar. Ao decidir sobre uma arma elétrica, provavelmente o componente mais importante será essa caixa, pois é o item que mais sofre desgaste. Por esta razão muitos jogadores de Airsoft escolhem uma AEG com caixa de engrenagens toda feita em metal.

Guns: as armas de airsoft são réplicas de escala 1:1 de armas reais, que atiram bolinhas de 6mm, redondas e de plástico, que são impelidos para fora das armas por ar comprimido. Na maioria dos casos, essas armas imitam a aparência e a funcionalidade do seu homólogo real de metal. Por isso, as armas de Airsoft possuem peso e funções semelhantes aos da arma real.

Gás Green (Gás Verde): muitas vezes referido como gás BowBack, é uma combinação de gás propano com óleo de silicone (este ajuda a lubrificar a arma, o que é importante). É o gás mais utilizado pelas pessoas que têm pistola a gás, por causa de sua potência, custo e por manter lubrificada a arma. Ele vem na forma líquida e uma vez liberado na atmosfera, ele se transforma em gás.

Gás CO2 (Dióxido de Carbono): é um gás comprimido normalmente utilizado em pistolas e revolveres a gás. Algumas armas (pistolas) requerem a utilização de pequenas latas descartáveis de gás CO2, geralmente pesando 12 g. Esse gás é usado em armas com o sistema blowback (recuo) e não blowback (sem recuo) e é considerado muito seguro e estável.


H
Hi-Cap: significa "High Capacity", é um tipo de carregador com a capacidade entre 150 a 600 BB´s. A alimentação é feita por sistema de corda. É caracterizado por ter grande capacidade de munição, mas tem como defeito o fato de fazer barulho quando balançado.

Hop-Up: é um sistema desenvolvido no Japão que consiste em uma pequena borracha no interior do sistema da arma que provoca uma rotação na BB durante o disparo. Dessa forma, a BB sofre menos ação da resistência do ar, atingindo uma melhor precisão e alcance (ver vídeo no tópico "fotos dos mecanismos").


J
Joule: unidade de medida de energia. É usada para medir a força cinética da BB's.


L
Loader: é o acessório usado para carregar, Low-caps, Mid-caps ou Real-caps. Pode apresentar-se sob a forma de vara ou versão compacta com reservatório. Também existe loader elétrico que facilita em muito o carregamento de múltiplos carregadores.

Low-cap: significa "Low Capacity", é um tipo de carregador com a capacidade entre 50 a 70 BB´s. A alimentação é feita por mola. Tem como principal vantagem não fazer barulho quando balançado e de não precisar dar corda para introduzir as BB's. Tem como desvantagem a sua pequena capacidade.


M
Mechbox: é a caixa mecânica de uma arma. Há diferentes versões de mechbox uma vez que existem diferentes tipos de armas de pressão para Airsoft. Versão 1 é usada apenas pela FAMAS; Versão 2 é a mais comum e usada no M16, G3 e no MP5; Versão 3 é usada na AK47, MP5K & MP5K PDW e Sig SG55x; Versão 4 é usada apenas na PSG-1 e só é semi-automática e Versão 5 é usada na UZI e tem sistema de coice/recuo.

Mid-cap: significa "Medium Capacity", é um tipo de carregador com a capacidade média entre 100 a 150 BB´s. A alimentação é feita por mola. Tem como principal vantagem não fazer barulho quando balançado e de não precisar dar corda para introduzir as BB's. Supera o Low-Cap na capacidade, mas neste aspecto é inferior ao Hi-Cap.

Motor: é um dos principais fatores que afetam a cadência de tiros (ROF), existem três tipos de motor produzidos pela Tokyo Marui (TM). O EG560, o EG700 e o EG1000. O EG560 é o mais velho e está em fase de desuso. A grande diferença nos motores é quão potente ele consegue comprimir a mola. O EG1000 é o mais poderoso na linha da TM e têm a capacidade de comprimir a mola mais rápida, fornecendo um maior ROF. A única razão para se optar pelo motor EG1000 é se você pretende fazer algum upgrade grande o bastante de forma que o motor EG700 não consiga fornecer potência suficiente.


P
Cabeça do Pistão e Pistão: A cabeça do pistão localiza-se na parte da frente do pistão e está dentro da caixa de velocidades. A cabeça auxilia na melhora do desempenho da arma, pois permite um melhor fluxo de ar e uma compressão mais eficiente, bem como auxilia na descompressão da câmara do cilindro. O pistão fica entre a cabeça do pistão e a mola, ele está ligado as engrenagens da caixa mecânica, estas por sua vez impulsionam o pistão para frente e para trás.


R
Real-cap: significa "Real Capacity", é um tipo de carregador com a capacidade do equivalente real (entre 20 a 30 munições). A alimentação é feita por mola. Ideal para atividades do gênero Milsim (Simulação Militar).

Red/Green Dot: mira holográfica que projeta uma retícula iluminada de ponto vermelho ou verde. Tem como vantagem beneficiar o tiro instintivo, pois garante ao atirador a potencialidade de disparar com os dois olhos abertos.

RIS (Rail Interface System): é a versão antiga do sistema que utiliza trilhos para a instalação de acessórios em torno do guarda-mão (cano) e é numerada em TLRB (topo-esquerda-direita-baixo), em números ímpares 1.-13. A grande vantagem do sistema RIS é que ele é capaz de acomodar uma ampla variedade de acessórios ao guarda-mão.

RAS (Rail Adaptador System): é a versão recente do sistema de trilhos e usa o mesmo layout básico do sistema RIS. Esss novo sistema adapta o acessório a parte superior do guarda-mão por meio de um clipe, o que possibilita um ajuste mais apertado do acessório.

ROF (Rate of Fire): é a cadência de tiro (taxa de fogo) de cada arma. Essa taxa é medida pela contagem do número de disparos que podem ser feitos em 1 (um) minuto, no modo totalmente automático. Uma réplica normal de fábrica tem um ROF de aproximadamente 700rpm.


S
SAS (Special Air Service): é a tropa especial inglesa.

SOCOM (Special Operations Commando): denominação geralmente atribuída a artigos desenvolvidos específicamente para operações especiais.

SOPMOD (Special Operations Peculiar Modification): é uma modificação numa arma, que permite ao soldado modificar a sua carabina instantaneamente de modo a desempenhar o papel desejado na missão. Esse sistema é utilizado nos EUA por soldados das operações especiais. É muito usada em armas de grosso calibre e alto desempenho como, por exemplo, a M4A1 SOPMOD com vários acessórios em série.

SFPC (Setor de Fiscalização de Produtos Controlados): são postos do Exercito Brasileiro responsáveis pelo controle regional dos produtos controlados pelo exército como armas, munições, explosivos, produtos químicos e, também, do Airsoft. Em tese, toda grande cidade tem o seu escritório do SFPC.

Springer: são armas de mola, funcionam por repetição, ou seja, devem ser armadas manualmente a cada disparo. Têm a vantagem de serem econômicas por não necessitarem de gás para seu funcionamento. São, normalmente pistolas, rifles sniper e escopetas.
Baalberith
Baalberith
Admin

Mensagens : 792
Data de inscrição : 28/09/2009
Localização : Coimbra

https://jarheadsairsoftteam.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos